Antônio PARREIRAS 1860-1937

PORTAL     ARTISTA     CATÁLOGO     TEXTOS     FALSIFICAÇÕES

Catálogo

Consultar catálogo da obra (1981)

Livro CRML 1981 A edição original do livro Antônio Parreiras: pintor de paisagem, gênero e história – Prêmio Nacional de Literatura Gênero Biografia 1982, do Instituto Nacional do Livro, Brasília, DF –, foi publicada em 1981 e há muitos anos está esgotada. Nela, o catálogo da obra do artista inclui 655 pinturas e desenhos (p.147-180), classificados mas sem as respectivas reproduções. Desde então o autor tem continuado a examinar e classificar outras obras do artista, para ampliação do catálogo racional e publicação de nova edição do livro, ainda sem previsão de data.

Por conseguinte, colecionadores e proprietários de pinturas e desenhos de autoria do artista podem se comunicar com o autor do livro por meio deste portal, caso tenham interesse em que suas obras façam parte dos catálogos racionais atualizados. A eventual inclusão dependerá de que as obras sejam fotografadas e examinadas, de modo a confirmar autenticidade de autoria e pesquisar elementos documentais. Tais procedimentos serão realizados sob sigilo, e caberá aos colecionadores ou proprietários decidirem se desejam ou não ser identificados nas publicações.

Nesta seção está disponível, para livre consulta, base de dados reproduzindo a catalogação de obras de Antônio Parreiras conforme originalmente publicada em 1981. É importante observar que as informações fornecidas correspondem exatamente ao que está impresso no livro esgotado, servindo apenas como auxílio imediato para eventuais medidas de precaução e verificação. Assim, deve ficar bem claro que o conteúdo desta base de dados não reflete o presente estágio de atualização do catálogo da produção do artista (mais de 800 pinturas e desenhos).