Antônio PARREIRAS 1860-1937

PORTAL     ARTISTA     CATÁLOGO     TEXTOS     FALSIFICAÇÕES

Falsificações

Advertência aos colecionadores de São Paulo | Há décadas não surgem falsificações da obra de Antônio Parreiras no Rio de Janeiro. Contudo, neste mesmo período e sobretudo em tempos recentes, em São Paulo vem ocorrendo uma enorme incidência de contrafações de pinturas e desenhos do artista. Tais falsificações abrangem os mais diversos tipos de fraude, das mais grosseiras imitações até elaboradas composições baseadas em temas e fragmentos de obras legítimas. Por conseguinte, recomenda-se aos adquirentes de obras de arte a máxima cautela em relação ao assunto comentado.

O alerta do parágrafo anterior está publicado desde 2009 na primeira versão deste portal. Passados quatro anos, parece que não surtiu qualquer efeito, pois entre outubro e dezembro de 2013 aconteceu o que jamais havia ocorrido no Brasil ao longo dos quase dois séculos durante os quais exposições de arte têm sido organizadas e apresentadas ao público. Os textos contidos nesta seção procuram descrever, analisar e compreender as causas de um fato de extrema gravidade, cujas consequências são definitivamente imprevisíveis.

Exposição Sociarte 2013: legítimo e ilegítimo, verdadeiro e falso

Catálogo Sociarte 2013
No final do mês de outubro passado, recebi um catálogo de exposição oferecido por um colecionador carioca que se desloca semanalmente para São Paulo. Tal cortesia decorreu apenas do fato dele conhecer bem a atenção que, há cerca de quatro décadas…
Exposição Sociarte 2013: amadorismo absurdo e arrogante

Exposição Sociarte 2013
Não falarei aqui especificamente sobre a questão de pinturas falsas, que é assunto muito mais grave e do qual já tratei preliminarmente em texto anterior. Até mesmo um problema relevante de conteúdo já foi abordado, ou seja, a impropriedade da fictícia…

 

microscopia

Imagem: fatura e fragmentação de camada pictórica vistas por meio de microscópio digital.